quinta-feira, 29 de maio de 2014

Renovações


Nove nomes conhecidos, para já, que vão permanecer ligados ao clube. Sete dos mais jovens, dos que mais evoluíram esta época e dos que mais mereceram a confiança do treinador, jogando mais.
Faltará saber se mais algum se juntará, aguardemos pelos próximos dias.

Fary é o Fary, por tudo que fez deve continuar connosco. Pelo que significa para os que nunca abandonaram o clube - como ele próprio -, pelo que pode significar para os jogadores que vão chegar, e pelo golo que vai marcar por nós na primeira liga. Épico.


Cid foi dos que mais evoluiu. No início não apostaria que poderia fazer esta época. Intensidade e capacidade de desarme, bateria sempre carregada, mesmo com dificuldades quando tem a bola no pé mas lá vai ele seguindo o caminho, sempre a melhorar.
Esperava mais do Carraça, tendo em conta que já na época passada, quando Petit assumiu a equipa, começou a mostrar potencial. Teve dificuldades em se assumir numa dupla de meio campo, desapareceu um pouco e ainda veio a tempo de jogar e bem.
Afonso foi dos que mais mostrou capacidades, bom tecnicamente, sabe jogar prático e ser eficaz nas ações ofensivas. Defensivamente também está a evoluir, parecendo-me a mim que é nessa tarefa que mais precisa melhorar.
O Li tem vinte anos, está no torneio de Toulon e é chinês...

Todos eles com 22 ou menos, ainda com muita margem de progressão e todos bem identificados com aquilo que o treinador pretende para os próximos tempos. Veremos - até porque a maioria assinou por duas épocas - se ficam no plantel ou se irão rodar numa segunda liga. Como disse há uns tempos, é provável que também dependa de como se conseguir formar o plantel.

Julián e Zé Manuel foram os nossos extremos e dos que mais mostraram até ao eclipse depois da derrota em Freamunde. O primeiro foi dos mais utilizados, também útil quando foi preciso colocar mais gente no ataque, recuando ele para a lateral. Zé Manuel, quanto a mim, será o que mais pode surpreender, queira ele e consigam os treinadores fazê-lo evoluir. É rápido, forte no um para um, possante, bom no remate, faltar-lhe-à decidir e optar melhor nas suas ações.


Alguma surpresa quanto a Bobô e Carlos Santos. O primeiro, é daqueles que nunca dá um lance por perdido e não pára, sempre a pressionar os defesas ou a desmarcar-se quando a equipa tem a bola. Muito útil quando joga com outro avançado perto dele, quer na desmarcação quer a ganhar bolas pelo ar vindas da retaguarda. Na área, e é também aqui que pode continuar a ser útil numa primeira liga, é um bom cabeceador.
Carlos Santos fez uma boa temporada, tendo em conta as suas limitações; aprendeu a jogar com elas, melhor timing no desarme, a expôr-se o mínimo possível à velocidade dos avançados e ainda a mostrar qualidade nos passes longos nas costas da defesa contrária. Ainda assim, e para uma primeira liga... veremos.


Como foi dito pelo Francisco na caixa de comentários, afirmação que acho interessante para o caso: "os jogadores evoluem em contextos favoráveis e competitivos"; veremos quais se tornarão mais úteis e melhores jogadores, mesmo dois patamares acima de onde competiram nas últimas duas temporadas.

Para já, dois pontos:
é nestes que o treinador mais confia para continuarem com a mentalidade que ele próprio quer incutir no grupo.
será preciso - e isso não é surpresa - um plantel novo. Partir do princípio que precisamos de onze titulares e sete suplentes.


Força Boavista!

1 comentário:

  1. Pelas notícias que têm saído ultimamente, na minha cabeça ficam a faltar:

    2 GR (ouvi falar do Ricardo ex-Académica, emprestado pelo FCP);
    2 DD (Cláudio deve ser emprestado, o que pode ser bom);
    1 DE;
    3 DC;
    1 MC;
    2 MO;
    1 ED;
    1 PL.

    Não tenho ouvido falar de muitos reforços sem ser o Ricardo, o Pedro Moreira, ambos do FCP. Empréstimos do SLB? Tem lá uns craques... mas muitos empréstimos nunca são benéficos. Já 3/4 poderiam ajudar bastante!

    Francisco Espregueira

    ResponderEliminar