quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Empate Amargo



Apesar das poucas expetativas antes do início da partida, em caso de vitória ainda teríamos uma palavra a dizer, tendo nós que ir ganhar a Setúbal por uma diferença de três golos (ou por dois, desde que com 4 golos marcados no mínimo) e esperar que o Belenenses não vencesse em Guimarães. Amargo, sobretudo, pela forma como chegou o empate, já perto do final do jogo e de forma pouco... clara.

Alinhamos dentro do que se previa: nenhum repetente do onze inicial frente ao Braga, oportunidade dada a três juniores e a um ex-junior, minutos e ritmo competitivo a elementos menos utilizados. Do outro lado, praticamente a equipa que ocupa o meio da tabela da segunda liga.


Voltamos a entrar bem (já começa a fazer parte do nosso adn estes bons inícios), pressionantes e linhas subidas, criamos duas boas oportunidades, finalizando uma com sucesso. Mantivemos o ímpeto, defendendo bem e longe da área, sem que deixassemos criar grandes sobressaltos perto da baliza de Monllor.
Na segunda parte, tivemos mais dificuldades para contrariar a boa posse de bola do adversário no nosso meio campo, mesmo sem permitir grandes situações de perigo. Adormecemos um pouco no que toca às saídas para o ataque, acordamos logo depois do empate consentido. Aceleramos as trocas de bola e as combinações e, sempre que o fizemos, conseguimos criar problemas à defesa contrária. O empate surge na sequência de uma bola parada, depois de mais um pontapé de canto mal resolvido e numa altura em que controlávamos o perigo a rondar a nossa baliza.


Se nas bancadas a temperatura manteve-se sempre quente, no campo esquentou neste final atribulado. Culpa do penalty e do jogador vitoriano Ricardo, a reagir aos cânticos dos PN. Normal reação, sendo um jogador da formação vitoriana. Bobô à Pantera, assim como Monllor.


Algumas notas:

Destaque para Pimenta, 18 anos, mas muita maturidade para a idade. Promete se continuar a evoluir, como tudo indica que sim. Tem uma postura de 'classe', é rápido a agir, boa antecipação e leitura dos lances, atacando-os no momento certo.
Julián, mais uma vez, provou que é mesmo uma situação de recurso a sua utilização a lateral esquerdo. É muito mal batido no lance do golo, primeiro pelo espaço exterior que dá ao opositor, depois pela facilidade com que é ultrapassado em velocidade.

Tivemos problemas no meio campo, em parte graças ao jogo menos conseguido dos brasileiros. Gouveia em bom plano, dos jogos em que esteve mais activo no meio campo, bem no posicionamento (entendeu-se bem em algumas trocas de posição e função com Anderson) e muito bem no desarme. Arrisco a dizer, a melhor exibição com a nossa Camisola principal.
Carvalho, uns furos abaixo do habitual, voltou a mostrar boa intensidade no seu jogo, mas faltou-lhe rapidez e lucidez na hora de soltar bem a bola. Facilitismo pouco visto nele, naquela perda de bola em zona proibida, é prova do jogo menos conseguido.

Sinais muito positivos para a 'recuperação' dos dois avançados, Pouga e Quincy. O camaronês está em quase todos os lances perigosos que conseguimos, bem na função de ponta de lança, a receber e a distribuir para os colegas. E o golo à matador...
Quincy, mostrou aquilo que já todos percebemos que ele tem, bons pés e uma técnica muitíssimo apurada. Mais rápido a decidir e mais velocidade no pique, na sequência das melhorias que tem mostrado.
Gostei da forma como 'festejaram' os golos, digamos assim. Rostos fechados, primeira visão para o... banco e toca a correr para lá. Se precisam de recuperar, que eu acho evidente que sim e em vários aspetos, é de lá que vem a força e incentivo para isso. Gostei.

Nota final para o lance que acaba por definir o empate, o penalty. Precipitação do árbitro, parece-me claro. Dias é imprudente na forma como também ele agarra a camisola do opositor, mas a leitura que do lance tem que ser esta: o movimento do avançado (remate à meia volta e de costas para a baliza) é que faz com que o jogador caia daquela maneira (tinha mesmo que ser assim para conseguir rematar), nunca o puxão de camisola. O lance é tão ridículo que até o próprio jogador vimaranense fica surpreendido quando percebe que o penalty é assinalado.



Força Boavista!

Sem comentários:

Enviar um comentário