sexta-feira, 19 de junho de 2015

Plantel 2015/16

Duas semanas depois e quase um plantel novo. Oito contratações: três portugueses de segunda liga, três sub21 do terceiro escalão, um amigo do Uchebo e outro do Idris.



Encaixando nas saídas:
Aaron - Hackman
Lucas - Henrique
Dias - Mesquita + Inkoom (Beck?)
Julián (Afonso?) - Alex
Cech - Bukia
Bobô - Nwofor
Brito (?) - Luisinho


Vamos aos bitaites.

- Começando pelos do Vila Real. Mais a frio mantenho o que disse: Hackman e Bukia - pelo que mostraram no amigável - dos que mais perto estarão de ficar no plantel além da pré-época, daquele grupo que vai a testes. Mostraram qualidade e, sendo jovens, bastante potencial. Assim como o terceiro a ser contratado, Alex, o veloz lateral esquerdo.
Mesmo que não consigam impor-se já nas primeiras escolhas, poderão ser boas apostas a médio prazo, o que é importante para, lentamente, aumentarmos o leque de jogadores ligados ao nosso Clube, para usufruirmos (e crescermos!) no futuro.
A respeito da parceria com o clube transmontano, ficamos a saber que a equipa b é mesmo um projeto para avançar, apesar de para a próxima temporada não ser possível (está suspensa a inscrição de novas equipas b no CNS). Daí esta aproximação ao Vila Real (região e gentes fantásticas, só pode dar bons frutos!) fazer todo o sentido, para emprestar os jogadores que não consigam convencer Petit (incluíndo ex-juniores), ainda curtos para uma Primeira Liga, mas úteis no terceiro escalão e aptos a evoluírem. Ao mesmo tempo, estaremos mais perto de garantir promessas daquela região, não só do VR (por exemplo, da formação da Diogo Cão, excelente escola de futebol e de onde saíram vários jogadores de Primeira Liga, entre os quais Simão Sabrosa ou, mais recentemente, Palmeira).


- Inkoom e Nwofor, possivelmente, encaixam nas ditas parcerias para contratar jogadores a custo zero, apesar do mercado e trajeto recente. Só quando a bola começar a rolar a sério poderemos perceber que jogadores são e, sobretudo, em que estado estão. Jogadores com enorme potencial há... quatro anos atrás (mesmo o nigeriano estando presente no Mundial'14), em que até foi noticiado interesse dos estarolas portugueses num e noutro jogador.
O nosso interesse em Nwofor não é de agora, em outubro último foi avançado que o jogador poderia assinar por nós, optando então pelo Lierse.


- Os três jogadores de segunda Liga que conseguimos contratar agradam-me imenso. Mercado interno, conhecedores do nosso campeonato - apesar da pouca experiência de Primeira Liga - tudo para se afirmarem a um nível mais alto.
Luisinho foi um dos melhores jogadores da segunda Liga, principal figura do Ac. de Viseu, jovem e português, no único jogo que vi do Atlético na época que passou (contra os nossos vizinhos b), foi o jogador que mais se destacou. Para sabermos um pouco mais dele, uma descrição interessante aqui.
Relativamente ao lateral, também podemos perceber que pode ser jogador para outros voos.  
Henrique fez uma segunda volta muito boa. Estreou-se em bom plano na Primeira Liga pelo Feirense, em 2011, saíndo depois para o estrangeiro, onde pouco jogou (em parte devido a lesões).



Por último, Brito, que acaba de se transformar num caso, depois de se saber que o jogador não continua no Bessa devido ao fim do empréstimo do Gil Vicente. Em meados de maio foi-nos dito que havia três exceções no que toca a jogadores com cláusulas de rescisão e/ou com vínculo inferior a um ano, nomeadamente João Dias, Cech e Bobô. Brito não foi referenciado.
A verdade é que nos apanhou a todos de surpresa, faltando saber se teríamos direito de opção ou mesmo algum pré-acordo com o jogador e clubes envolvidos. No defeso de 2014, o noticiado foi que Brito deixaria o Gil e rubricava então um contrato com o Boavista por dois anos. "Empréstimo" ou "cedência" nunca foram palavras lidas. 

Vamos esperar pelo que o Clube nos diz (ou faz) a este respeito. Desportivamente, e confirmando-se, é uma perda assinalável, parece-me óbvio. Foi um dos jogadores com mais influência nesta nossa temporada, um dos avançados que mais desequilibrou a nosso favor.
Luisinho atenua a perda, parece-me...


Sinais positivos continuam, veremos o que nos aguardam os próximos tempos. Concerteza haverão mais saídas e entradas, esperemos que com o mesmo registo. Siga Boavista.

Sem comentários:

Enviar um comentário