segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Naturalmente



Grande regresso ao Bessa. Três pontos e 'final' ganha, entrega no campo, apoio na bancada e exibição a condizer.

Abordamos o jogo como expectável: à frente do quarteto defensivo, dupla formada por Reuben e Tengarrinha, atrás de Lima como médio ofensivo. Luisinho na esquerda, Léo na direita e Zé Manuel no eixo do ataque. Olhando aos recentes jogos (de preparação e primeira jornada), será esta a estrutura base, aquela que se identifica com a equipa e à qual os jogadores parecem sentir maior confiança.

Foi pela vantagem mínima mas teve tudo para não o ser, dado o domínio e oportunidades flagrantes que conseguimos criar. Depois de uma entrada expectante, dominamos a partir dos dez minutos, jogando no meio campo adversário, esticando o jogo sem colocar em cheque o setor defensivo.
Dois pares de oportunidades, outras tantas bolas nos ferros, apenas uma aproximação perigosa à nossa baliza, faziam o empate ao intervalo ter um sabor a injustiça.
À entrada perfeita na segunda parte, manteve-se o domínio sobre o adversário, ora criando perigo no ataque continuado e através de boa circulação de bola, ora - numa fase posterior - explorando o espaço nas costas da defensiva contrária. Tiramos o pé do acelerador nos últimos dez minutos, recuando e fechando linhas mais atrás. Mesmo sem conceder espaços junto da nossa baliza, permitimos alguns lances de bola parada, só não descansando mais cedo pela falta de eficácia na cara do golo.



Vamos às notas:

+ Percorrendo os setores (e porque todos estiveram bem, como um todo) e começando pelo princípio, pela defesa. Não pelos quatro elementos, mas por toda a equipa quando sem bola, já que foi graças ao comportamento coletivo que revelamos uma boa consistência. As laterais confirmam aquilo que se suspeitava, sendo dos melhores setores da equipa. Afonso está ao mesmo nível (diria até a melhorar), Inkoom vai crescendo, maior segurança defensiva, das poucas vezes que subiu (mesmo com menor liberdade que Afonso) mostrou que também ele pode desequilibrar em terrenos mais avançados.  
Discutimos na antevisão à partida que seria útil rotinar a dupla de centrais: maior tranquilidade e acerto de ambos, a resolverem bem a maioria dos problemas que foram surgindo.

+ Poucos problemas que resultam também da influência da dupla do miolo. Reuben (que jogão!) e Tengarrinha estiveram na base da segurança defensiva e foram os primeiros responsáveis pelo volume de jogo ofensivo que produzimos. Ambos taticamente evoluídos e bem no posicionamento, fortes na cobertura e pressão, rápidos a reagir à perda de bola, características indispensáveis neste 'miolo' a dois à frente da defesa.
Terceiro médio que, a partir dos trinta minutos, foi Carvalho. Numa posição diferente da que habitualmente ocupa (costuma ser utilizado como fazendo parte da dupla, quer atrás do ofensivo, quer à frente de um trinco), com características diferentes de Lima, mas útil à equipa. Acelera o nosso jogo de forma diferente de Lima: sem conduçao de bola, sem encarar o um-para-um, mas revelando enorme lucidez no passe, quer na circulação no meio campo, quer a desequilibrar no último terço. Além disso, outra característica que o diferencia de outro qualquer médio naquela posição: bem na primeira linha de pressão na saída para o ataque do adversário, não deixando de aparecer na área de forma mais vertical para ser mais um a poder finalizar. Diego Lima azarado, esteve em bons vinte minutos da nossa equipa, foi o primeiro a ver amarelo (naquela intenção dele em intensificar o seu jogo defensivo), saíu ainda antes da meia hora devido a lesão (e veremos se há más notícias, numa posição com poucas opções).

+ Luisinho, a par de Reuben, dos melhores da nossa equipa. Já não há dúvidas que é um reforço à séria. Criativo, cultura de posse, movimenta-se bem na linha e nos espaços interiores, sem receio na hora de partir para cima dos defesas, bem na hora de decidir pelo remate quando bem enquadrado e em posição favorável ou pelo passe de circulação quando assim é melhor. Lembram-se do Brito? Sim, ficamos, sem dúvida, a ganhar.
Outra nota interessante, o Zé Manuel no eixo do ataque. Não surpreendeu a opção, como já aqui discutimos. Na pré-época, só foi aí utilizado e com resultados agradáveis. Mais mobilidade e rapidez nas desmarcações, ainda mostrou assinalável capacidade de luta entre os centrais adversários e lucidez na hora de servir os companheiros quando estes melhor posicionados. Só falhou, como em Setúbal, na hora de acertar nas redes, não esquecendo o mérito do redes adversário.
Sem deslumbrar e mesmo sendo o jogador em menor evidência, regresso razoável de Léo à titularidade, encostado à ala direita (favorecendo o jogo interior, à semelhança do lado oposto). Poucas, mas algumas melhorias, mesmo no posicionamento defensivo.



- Poucos pontos negativos e ainda bem. Entrada de Uchebo coincidiu com o nosso período de menor fulgor, ainda assim está ligado a dois desperdícios (um deles após enorme assistência do Zé) à frente da baliza, que podiam ter custado caro. Jogou encostado à ala, o que significa que, mesmo com Zé Manuel em campo, conta - e bem - como extremo para Petit.

- Ainda os centrais, embora globalmente com atuações positivas. O maior lance de perigo do Tondela surge em lance já visto: má cobertura e posicionamento de Sampaio no primeiro poste. O tempo é amigo e só ele para fazer evoluir o central, já que vontade parece não faltar. Acerca de Vinicius, repetimos o que aqui se escreveu na semana passada: transpira experiência, a mesma que lhe permite tirar partido do excelente posicionamento e compensar a falta de ritmo que evidencia num ou noutro lance. Dois exemplos: perda de bola em zona proibida, denotando dureza de rins em lance mal resolvido; longe dos festejos do golo e junto ao centro do campo, dando tempo à equipa para se reorganizar.



Resumindo, fica a superioridade perante um adversário estreante nestas andanças de Primeira Liga, com plantel renovado e treinador novo, portanto ainda em natural fase de adaptação e evolução (como os percebemos...).  Bom, muito bom, mas nada mais.
Três pontos importantes e exibição segura e confiante. Tudo a Braga apoiar os nossos rapazes.
Preparem-se: Invasão.


Força Boavista!

Sem comentários:

Enviar um comentário