terça-feira, 24 de maio de 2016

O Plantel



Final da época, alguns bitaites sobre o plantel.

Ainda algum tempo nos espera até percebermos com o que podemos contar e, sobretudo, que argumentos teremos para fortalecer o plantel. Importante não repetir os erros do passado recente (no que toca à preparação da temporada) e, quiçá, acabar em definitivo a limpeza que se iniciou em janeiro último.

Haverá muito mais que as prioridades evidentes, as renovações de Vinicius e Rúben.

Por partes:


Baliza

Gideão mostrou pouca competitividade quando foi chamado ao onze (8), Ba nunca o foi, Mika foi crescendo na forma e confiança ao longo da época. Dispensas dos dois primeiros não surpreendem (se bem que, como terceiro, Ba pode ser opção), assim como uma oportuna venda do português. Não será das maiores prioridades, mas, com ou sem Mika no plantel, um guarda redes forte para lutar à séria pela titularidade seria bastante positivo, numa das posições em que podemos verdadeiramente crescer.


Defesa

32 jogos (só falhou porto e Belenenses no Bessa, lesão e castigo), líder da defesa e com uma impressionante regularidade. Rápido é aquele que chega primeiro à bola, e Vinicius fá-lo na maioria das vezes, apesar de não ser um central veloz. Posicionamento e leitura dos lances muito boa, foi um dos principais jogadores esta época. Primeiro reforço está no plantel.
Melhor que a nossa defesa só do quinto lugar para cima, e Henrique muito contribuiu para isso, formando a melhor dupla com o brasileiro. Arrumou com as lesões e parece de pedra e cal, o que é bom.
Sampaio fez pouco mais de metade dos jogos da época passada mas, ainda assim, pareceu em melhor plano e com maior capacidade para evoluir. É jovem e vai para a terceira época de Xadrez.
Apenas 4 jogos esta época (dos 87  com a camisola Axadrezada...), a continuidade de Santos deverá prender-se sobretudo com o fator 'balneário', ele que é um dos capitães. Capaz de cumprir quando chamado, não parece jogador com muitos argumentos para lutar pela titularidade mantendo-se os três anteriores no plantel. É um dos que acaba contrato, veremos o que vai ser feito.
Hackman, para já, é daqueles úteis 'tapa-buracos'. Fez 12 jogos (8 a titular), sendo que do meio campo para trás fez todas as posições. Jovem, com valor e com muito para evoluir, não surpreenderá qualquer decisão, seja a permanência ou o empréstimo.
Nas laterais, reforços obrigatórios. Correia preocupa, principalmente pela irregularidade e suscetibilidade a lesões, tendo feito nove jogos como titular, não teve hipóteses perante Afonso. Reforço para lutar pela titularidade será quase obrigatório na lateral esquerda mas também na direita. Época de estreia positiva de Mesquita, apesar das dificuldades iniciais e da necessidade de algum tempo de adaptação (e evolução) na Primeira.


Meio Campo

Dois reforços garantidos: Idris e Tengarrinha, dois dos capitães. Já os conhecemos bem, são dos mais úteis do plantel. A estes junta-se Carvalho, que participou em 30 jogos esta época, mais adaptado e com outra 'voltagem' mais adequada ao nosso campeonato. Ancelmo e Martinez terão pouco espaço, Gabriel é uma incógnita, sendo que ainda poderá ser útil como médio defensivo, estilo mais batalhador. Perdeu imenso espaço quando acertamos as agulhas, daí alguma expetativa relativamente ao que poderá acontecer ao nigeriano. Naturalmente, sem mexermos mais será alternativa a Idris.
Dos dois que faltam, era assinar já: Tahar e Rúben. Falar é fácil, vamos lá ver o que pode ser feito.
Samú é nosso, época de afirmação à espreita, já que qualidade não lha falta. Se Luis Enrique não o quiser, claro...


Ataque

O setor com maior necessidade de limpeza. Veremos o espaço que terão Uchebo, Uche, Iriberri e Cangá, mas esperemos que seja nenhum, sinal que estariam para chegar reforços. Alguma expetativa para vermos se renova ou não, Santos e Luisinho serão, à partida, para manter.
Ainda assim, interessante a pouca aposta de Sanchez no extremo português, assim como em Bukia. Dois extremos [quase] puros (diferentes de Renato e, claro, de Carvalho), mas que Sanchez parece não depositar grande confiança. Relembro que foram ambos as revelações da pré-época passada. Luisinho foi perdendo influência, o congolês teve a grave lesão, só regressando em três desafios, precisamente na pior fase da época.
Primordial um homem golo, fora o resto.


Em suma: baliza, laterais, médios (que podem muito bem já estar no plantel) e avançados. De tudo um pouco.

Sem comentários:

Enviar um comentário