quinta-feira, 13 de outubro de 2016

O Plantel


Breve análise ao estado do plantel.

É quase unânime que o desta época é o melhor das últimas três, desde que regressamos. Temos o melhor avançado dos últimos tempos, Schembri. Um virtuoso como nem cheiramos à anos, Iuri. E outro a caminho, Bukia, com Renato à espreita. Um médio português experiente e completo quanto Espinho. Ao nível ofensivo, não podemos esticar muito mais. Digas, Edu, Medic, Idé... talvez Luisinho em janeiro. E o inacreditavelmente imóvel Erivelton.

À medida que vamos recuando no terreno, as coisas podem complicar-se.

Idris tem sido o mais regular, mas não há mais ninguém sequer com características parecidas. Daf só para o ano, Gabriel já cá não está. Carraça em ano de estreia na Primeira, Tengarrinha em tempo de readquirir ritmo, sobram Carvalho e a incógnita russa Emin. Ex juniores Henrique e Samú, que não vai ser fácil afirmarem-se (apesar das boas indicações de ambos) completam as opções.

Na defesa, mais preocupações. Lucas tem estado no melhor e no pior, entre o bom e o horrível. Henrique, de companheiro de líder a líder da defesa, é um dos sobreviventes, apesar dos aparentes problemas físicos que tardam em fazê-lo regressar à boa forma. Mesquita e Talocha, ainda assim, com nota muito positiva. Depois do sismo na baliza, Agayev parece que nos vem dar outra tranquilidade (veremos se mais comparando com Mika). Sobram Sampaio, à procura da afirmação, e Santos , à procura de espaço para distribuir abraços.

Podemos fazer um onze forte, certo. Mais forte que nos últimos tempos. Ao nível das opções estamos limitados, veremos se conseguimos crescer nesse aspeto, resultando até numa maior competitividade dentro do grupo.
No global, o plantel, apesar de ter mais qualidade que os últimos, é também dos mais desequilibrados. Fortes no ataque, razoáveis no meio campo, com problemas na defesa. Veremos agora como vamos crescer, coletiva e individualmente (neste aspeto, curiosidade sobre os que têm sido pouco utilizados).



Força Boavista!

2 comentários:

  1. Considero Digas sem nível para 1ª Liga. E não digo isto por um jogo mau ou outro.. Desde a pré-época que venho a dizer isto. Como é que se troca Luisinho por Digas? Ou no caso em que Luisinho tenha saído por outros motivos extra-desportivos, como se consegue ter Digas a jogar no Boavista?
    Discordo também do Henrique, apesar de gostar muito dele e achar que tem mais que lugar no onze. Em pior forma claramente do que no ano passado, a cometer mais erros e mais penalties, espero que volte à forma do ano passado.
    De resto concordo com tudo. Schembri, é uma verdadeira lufada de ar fresco!! que jogador que se encontrou!

    Francisco Magalhaes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também considero o Digas algo curto como opção (tem sido dos primeiros a ser opção, por aí se vê como estamos...). Atenção que tem boa técnica, não é mau de pés, mas vem do terceiro escalão, ritmo de uma primeira é diferente. Julgo nem ser uma troca por Luisinho (na prática, acaba por sê-lo...), desconfio que este último tenha saído por alguma incompatibilidade com Sanchez.

      Do Henrique, o central, serão problemas físicos na origem da má forma? Vamos esperar, pode ser que volte a ser o Henrique da época passada. E o Sampaio nem tem estado mal...

      O Schembri é um achado, de facto. Muito bom, apesar de não ser o típico 'homem-golo'. Excelente avançado.


      Abraço

      Eliminar